Eco acessos:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Acidente com plataforma de petróleo.

Na noite de 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionários no Golfo do México.O petróleo cru começou a vazar da tubulação rompida a 1,5 quilômetro da superfície do mar, formando uma enorme mancha negra que se aproxima do litoral americano.O desastre no Golfo do México trouxe como consequências: a) ameaças ao ecossistema; b) prejuízos à indústria pesqueira e ao turismo; c) desgaste político do presidente Barack Obama; d) revisão dos incentivos à indústria petroleira; e) maior regulamentação do setor petrolífero; f) incentivo à discussão sobre energias alternativas.
O Departamento de Pesca dos Estados Unidos emitiu um boletim alertando para os danos causados a animais marinhos do Golfo, tanto pelo petróleo quanto por produtos tóxicos usados na limpeza. A intoxicação de aves, como o pelicano, quatro espécies de tartarugas marinhas raras, a flora marinha será irreparavelmente afetada, pois, produtos químicos lançados sobre a mancha de petróleo fará afundar esse óleo ficando depositado no fundo do mar.O plancton, base da cadeia alimentar do oceano morre em contato com o óleo. E muito mais. Já foram gastos cerca de dois bilhões de dólares.


Um comentário:

  1. Pois é, a imprensa agora dá maior ênfase à Copa do Mundo, parando de falar sobre esta tragédia que dizima com todo um ecossistema. O povo tem que se ligar e tomar noção de que futebol só enche a barriga dos dirigentes e dos jogadores, que ganham milhões, em compensação, a pesca, a vida de diversos animais está em risco. é lamentável!

    ResponderExcluir