Eco acessos:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Biodiversidade: o Mediterrâneo é o mar mais ameaçado do mundo


A flora e a fauna do Mediterrâneo, entre as mais ricas do mundo, são também as mais amenaçadas, segundo estudo publicado nesta segunda-feira, que assinala a degradação dos hábitats, o excesso da pesca e o aumento de espécies invasivas, favorecidas pelo aquecimento climático.
Os impactos das atividades humanas são proporcionalmente mais importantes no Mediterrâneo que em outros mares do mundo", diz o informe. A explicação reside em sua história - é uma região habitada há milênios- e em sua geografia, de mar quase fechado.
Os mamíferos marinhos, como os cachalotes e os golfinhos, pagaram caro. E algumas espécies emblemáticas, como a foca-monge do Mediterrâneo, praticamente desapareceram.
Entre a lista de ameaças, "a degradação e a perda do hábitat é a mais extensa hoje em dia", escrevem os especialistas, que citam como causas "o desenvolvimento do litoral" da bacia mediterrânea e a contaminação.
A pesca em excesso é a segunda ameaça para a biodiversidade, correndo-se o risco de que aumente nos próximos dez anos, diz o informe.
Os cientistas concluem que "é necessário desenvolver uma ampla análise das iniciativas necessárias em matéria de conservação para preservar a biodiversidade mediterrânea". Acrescentam que, dessa forma, este mar pode converter-se, neste âmbito, "em modelo para os oceanos do mundo.
Fonte: Terra notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário